sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uma mais abstrata.

Esbarrei em um texto que falava de uma combinação interessante de genialidade entre Cervantes, Portinari e Drummond.
O personagem Dom Quixote em foco com as telas de Portinari e a perícia do poeta mineiro na descrição. Não entendendo “merda” nenhuma e não sendo um fã de poesia fui atrás dos aplausos da crítica às obras.
Verbos no passado a parte, li um texto do chileno Antônio Skármeta sobre a metáfora e como o poeta traduz quase que exatamente o abstrato.Eles forçam, literalmente, a você enxergar nos textos, prosas e poesias as sensações. Te obrigam a tê-las através da pura escrita.
Talvez o ramo da publicidade se tenha feito com alguns poetas frustrados, afinal, instigar a vontade através do visual, de sons que a palavra tem requer uma perícia peculiar.
Comparações de lado e sem uma equipe perita para auxiliar, o poeta , o escritor e o pintor com apenas instinto, me ajudou a apreciar algo novo. Revi as obras do trio, bebendo uma coca-cola, claro.


“Não há imagem que não seja casual” ( Antônio Skármenta )

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você é quem diz ser???

Tudo que diz a teu respeito ou te representa são palavras, não ditas, mas dizem mesmo assim. O que você veste representa o que você pensa. Suas fotos, suas afirmações sobre você e outras pessoas na internet, na rua, em casa, na escola dominical. Inconscientemente você diz o que teu coração possui. E aquilo se torna sua identidade. Daí vem as características da personalidade. Da personalidade vem o caráter. São as ações do indivíduo que determina se seu caráter é bom ou ruim, e as ações provém do que ele diz fazer e ser ou seja a personalidade. Jhon Locke formulou a metáfora da tabula rasa onde todo ser humano nasce igual como uma folha em branco que é preenchida no decorrer da vida. Exemplos disso foi Mao Tse-tung citando a metáfora de Locke para jovens na China no século 20 dizendo que “as personalidades mais novas e mais bonitas podem ser escritas” já a idéia oposta à de Locke é que as pessoas já nascem mais dotadas que outras; afirmação que fundamentou projetos de engenharia social e genocídio como o Holocausto judeu.
“A genética não determina seu comportamento, não restringe a liberdade humana” disse Matt Ridley cientista que publicou um estudo sobre a personalidade e o DNA. Traços de personalidade são idéias, conceitos culturais e a genética pode sim influenciar o funcionamento do corpo que em uma cultura ou em outra resulta em comportamentos diferentes. Cabe á pessoa determinar que tipo de personalidade aquelas influências terá sobre ela. Se você sabe o que as escrituras dizem ao seu respeito, que as promessas de Deus são para todo sempre cabe você acreditar nelas, depois de acreditar dize-las e praticá-las diariamente como um exercício moldando assim o que você diz no dia a dia, ou seja sua personalidade.